NOTÍCIAS



JAN

12

2021
VACINAÇÃO COVID

VACINAÇÃO COVID

Foi com imensa satisfação que hoje recebemos uma equipa de enfermeiros do ACES de Santo Tirso/Trofa para, com a ajuda da nossa equipa de saúde, concretizar o processo de vacinação da COVID19 dos nossos residentes e profissionais. Não é o fim da linha nem em circunstância alguma o baixar da guarda; continuaremos com os mesmos cuidados e regras de segurança com certeza absoluta. Mas sem dúvida que é um passo enorme na salvaguarda da saúde dos nossos residentes e colaboradores. Deixamos aqui um agradecimento público ao ACES de Santo Tirso e uma palavra de esperança aos familiares e amigos dos nossos residentes. No próximo dia 2 de Fevereiro será desencadeado o processo de administração da 2ª dose. Continuaremos a adoptar as medidas necessárias para garantir a segurança de todos e cumprindo com as recomendações das autoridades sanitárias.


DEZ

24

2020
NATAL e FAMÍLIA

NATAL e FAMÍLIA

Há muito tempo que vínhamos a ponderar com os familiares dos nossos idosos a forma de celebrarmos o Natal cumprindo com as regras em vigor e fundamentalmente garantindo indiscutivelmente com a segurança de todos. Sempre pensamos que a pandemia não suspendeu o Natal nem o gosto milenar de o celebrar. E dessa discussão foi imaginado um conjunto de actividades onde todos se empanharam e deram o seu melhor para que tudo corresse bem. Foram os idosos a organizarem a decoração do espaço, foram os familiares a darem o seu melhor na execução das prendas, os colaboradores a empenharem-se para que nada faltasse e a instituição a disponibilizar os recursos para a concretização do evento. E foi muito bonito de ver o produto final. Foi bom sentir a felicidade dos idosos por sentirem tão perto os seus familiares. A alegria dos familiares por verem os idosos com um sorriso no rosto. A entrega e compreensão de todos por um momento profundamente condicionadpo pelas circunstâncias mas mesmo assim com um significado símbólico enorme. Depois foi a entrega das prendas com a família a aplaudir e com evidente compromisso de responsabilidade. Valeu a pena celebrar o Natal e proporcionar um momento de alegria enorme a todos os nossos residentes. E assim tornamos o Natal mais doce e acrinhoso. Obrigado a todos. Renovamos os votos de FESTAS FELIZES e um ano de 2021 pleno de felicidades saudáveis.


DEZ

16

2020
ACÇÃO DE FORMAÇÃO FA

ACÇÃO DE FORMAÇÃO FA

No passado dia 16 de Dezembro fomos visitados por dois elementos das Forças Armadas para promover uma acção de formação sobre prevenção da COVID19. Agradecemos a abordagem e constitui mais um passo de sensibilização para os cuidados a ter na prevenção da doença SARS COV 2.
Deixamos aqui o nossos agardecimento pela iniciativa.


OUT

14

2020
VAMOS CUIDAR UNS DOS OUTROS

VAMOS CUIDAR UNS DOS OUTROS

Portugal entra hoje numa nova fase de combate à pandemia Covid19 por decisão do Conselho de Ministros. Basicamente não podemos baixar a aguarda e a possibilidade de haver novas regras estão em cima da mesa e podem ser implementadas. No meio de tanta insegurança e medo decorrente da pandemia, não podemos deixar de continuar as nossas vidas e implementar pequenos gestos que  transmitam um pouco de esperança aos nossos idosos, procurando humanizar a vida na nossa Residência e ao mesmo tempo deixar os familiares e amigos dos nossos idosos reconfortados com a situação. Continuamos a contar com todos na compreensão e colaboração da necessidade de serem tomadas novas medidas. A segurança dos nossos idosos é uma tarefa de todos e por isso uma obrigação permanente.


MAI

15

2020
RETOMA DAS VISITAS

RETOMA DAS VISITAS

A Direcção Geral de Saúde (DGS) publicou uma informação no sentido de serem retomadas as visitas aos utentes das Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI).

A CERLAR regozija-se com a medida e declara que já tem um plano de operacionalização que foi concebido no sentido de garantir a máxima segurança de todos os intervenientes num ambiente confortável e acolhedor.

Informamos que as visitas vão ser realizadas no Gabinete da Direcção que será remodelado para o efeito.

Mais informamos o seguinte:

  1. A D. Fernanda Silva é a Responsável pela Gestão das visitas.
  2. É obrigatório agendamento prévio por telefone ou outro meio electrónico.
  3. As visitas podem ser agendadas entre as 11:00h e as 13:00h e as 15:00 e as 17horas.
  4. A duração das visitas será de 1hora.
  5. Só é permitida uma visita semanal de 2.ª a 6.ª feira.
  6. O acesso ao local das visitas vai ser efectuado pelo jardim situado à esquerda do edifício.
  7. Todas as visitas terão obrigatoriamente de cumprir com as seguintes orientações.
    1. Avaliação da temperatura no local da visita.
    2. Ser portadora de máscara própria.
    3. Proceder à desinfecção das mãos, à entrada e à saída, pelos meios fornecidos pela CERLAR.
    4. Cumprir com os locais definidos para a visita cumprindo com a etiqueta respiratória e o distanciamento físico.
  8. É expressamente proibido trazer para a Residencial qualquer tipo de objectos ou bens de qualquer tipo.
  9. Não é permitida a circulação fora das zonas perfeitamente definidas para as visitas.
  10. Relativamente às visitas aos idosos acamados, para além das normas aqui vertidas, terão de usar protecção vestiária fornecida pela CERLAR e a duração da visita não pode exceder os 30 minutos.

Contamos com a colaboração e compreensão de todos e informamos que estaremos a monitorizar os acontecimentos em permanência. Não toleraremos qualquer desvio comportamental porque, para além da segurança que não pode ser colocada em causa, todos temos a obrigação de colaborar no bem de todos.
A Gerência


MAI

08

2020
TUDO BEM

TUDO BEM

Quando, há uns tempos atrás, decidimos confinar o espaço e adoptar um conjunto de medidas muito restritivas de funcionamento todos achamos bem e compreendemos facilmente a situação. Passados dois meses todos estamos cansados e tristes com a situação e, compreensivelmente, precisamos de retomar algumas rotinas. Queremos partilhar com todos algumas angústias e sensações que fomos tendo ao longo deste tempo:
  • Em primeiro luigar uma palavra de orgulho pelo estoicismo e compreensão dos nossos idosos para com as medidas adoptadas. Foram, sem dúvida, aqueles que mais sofreram com o distanciamento dos seus mais queridos e vá lá saber-se o quanto custou esse distanciamento.
  • Despois queremos agradecer a compreensão e tolerância dos familiares e amigos dos nossos idosos. Sabemos o quanto custa estar longe dos nossos pais e avós ou dos amigos duma vida. Bem hajam pela forma heróica como tentaram colmatar as vicissitudes e atenuar as circunstâncias.
  • Por último uma palavra de agradecimento pelo esforço e empenho que todos os nossos colaboradores puseram na alteração profunda nos procedimentos habituais do exercício profissional. Rapidamente perceberam que eram aqueles que mais facilmente podiam pôr em causa a segurança de todos. A CERLAR agradece profundamente o empenho e dedicação
Acreditamos que brevemente as regras de confinamento vão ser alteradas e aí já podemos alterar a proibição de visitas. Queremos deixar aqui o nosso compromisso de fazer todos os esforços para conseguirmos as condições de segurança necessárias para que as visitas se possam efectuar com o máximo de segurança.
Por último uma notícia de satisfação: todos os nossos colaboradores foram sujeitos a rastreio da Covid19 e todos deram negativo. Naturalmente que ficamos satisfeitos mas também temos consciência que não podemos baixar a guarda e houve uma acrescida responsabilidade de manter os níveis de exigência.
OBRIGADO A TODOS