SAÚDE / NUTRIÇÃO



Cuidar da alimentação é cuidar de uma necessidade básica do ser humano que, por sua vez, exerce grande influência ao longo da vida, principalmente sobre a saúde.

Uma boa alimentação no idoso implica adoptar um padrão saudável, de acordo com as recomendações nutricionais especiais, quer em função das alterações biopsicossociais do envelhecimento, quer das características das doenças do idoso, além de contribuir para o prazer inerente à alimentação. O objectivo é preservar as funções físicas, psíquicas, sociais e retardar a instalação de incapacidades, assim como atenuar os seus efeitos.

Os problemas de saúde mais comuns nos idosos estão directamente relacionados com a alimentação: obesidade, diabetes, hipertensão arterial, doença isquémica, doenças osteoarticulares, patologia digestiva, obstipação, registando-se também a desnutrição e a magreza.

A Nutrição é hoje reconhecida como parte essencial nos cuidados de saúde em geral e joga um papel decisivo nos cuidados geriátricos.

Assim a CERLAR presta um apoio nutricional orientado através da avaliação e intervenção nutricional actualizada e permanente aos seus utentes. Fundamentalmente pretendemos com este serviço:

Manter ou melhorar o estado nutricional dos residentes através de uma alimentação equilibrada de acordo com os princípios da Alimentação Saudável;

Proporcionar uma alimentação adaptada às condições físicas dos residentes e suas tolerâncias individuais, bem como às várias patologias de base.


MARGARIDA VIEIRA (Nutricionista)