NOTÍCIAS



COVID19

Vivemos um momento particularmente complicado e deveras inédito. As nossas vidas sofreram um profundo transtorno e as rotinas diárias um revés muito significativo. Por outro lado todos nós tivemos que adoptar um conjunto muito amplo de novos hábitos e procedimentos para fazer face à pandemia do Covid19. Na nossa Residência naturalmente que tivemos de implementar um conjunto muito vasto de procedimentos que foram compilados e organizados no nosso Plano de Contingência de acordo com as recomendações e orientações das várias autoridades de saúde (Ministério da Saúde, Direcção Geral de Saúde, Instituto da Segurança Social, Delegado de Saúde, Organização Mundial de Saúde, Autoridades Regionais nomeadamente Câmara Municipal de Santo Tirso, ALI Associação de Lares de Idosos). Tendo em conta a evolução da situação temos feito escrutínio diário da situação e adaptado permanentemente as medidas. Por fim queríamos deixar aqui três mensagens muito fortes;

  1. Uma palavra de carinho e regozijo aos nossos residentes. Com maior ou menor dificuldade têm colaborado e compreendido o momento que vivemos. Procuramos através de informação concisa e precisa explicar a necessidade de mudarmos comportamentos e explicar que vivemos um período transitório e que queremos muito rapidamente voltar à normalidade. Tentamos mitigar o isolamento dos familiares e amigos com as telechamadas e as visitas visuais através da porta de entrada. Das medidas internas de distanciamento cívico e ausência de toque procuramos as actividades individuais e trabalhos manuais. E está tudo a correr muito bem. Com a protecção devida mantemos as actividades lúdicas desde que sejam garantidas as distâncias de segurança. Mantemos ainda as actividades de fisioterapia executada em regime soft e restrito.
  2. Aos nossos colaboradores uma mensagem de agradeciemnto e ânimo pelo esforço e dedicação pese embora o momento que vivemos. Ficamos muito satisfeitos pela sua disponibilidade para adoptar medidas muito rigorosas de higiene e segurança de acordo com as recomendações do Plano de Contingência. Por outro lado a sua compreensão para adoptar novas medidas tem sido inexcedível e reconforta-nos. E depois ainda têm disponibilidade e alma para reconfortarem os idosos com palavras de ânimo e compreensão afectiva.
  3. Por fim uma palavra aos familiares e amigos dos nossos idosos. Têm sido duma compreensão e tolerância para com as medidas adoptadas dignas de realce e particular sublinhado. Compreendemos o sofrimento de não poderem visitar os idosos e percebemos a pressão por vezes feita para quebrarmos as normas. Mas também sabemos que não podemos facilitar porque todos estamos de acordo que é melhor perder um mês do que perdemos o futuro. Naturalmente que estaremos sempre disponíveis para informar tudo a todos.
Uma palavra final de confiança e de garantia de que tudo faremos para que as coisas corram bem. E por isso partilhamos uma mensagem que os nossos idosos escreveram na sala de actividades: VAMOS TODOS FICAR BEM.


COVID19