NOTÍCIAS



2014 Ano Europeu do Cérebro

“Changing the way Europeans think about their brains”

O  European Brain Council promove em 2014 o Ano Europeu do Cérebro, por toda a europa várias instituições de investigação, de promoção da cultura científica, associações de doentes, juntam-se a esta iniciativa com o objectivo consciencializar a população para os problemas  associados ao cérebro.

“Sabemos hoje que o cérebro é, provavelmente, a mais complexa estrutura viva que conhecemos. Este órgão controla um sem número de funções, incluindo coisas tão diferentes como o batimento cardíaco, a função sexual, as emoções, o processo de aprendizagem, a formação de memórias, sonhos e pensamentos, etc. Nos últimos 20 anos, o conhecimento sobre o cérebro e os seus mecanismos básicos, as suas funções e disfunções disparou. No entanto, ainda muito está por explorar neste universo misterioso.”

Teresa Summavielle, neurocientista do IBMC,

 
A estrutura mais complexa do universo está dentro de cada um de nós. É o cérebro humano com bilhões de neurônios. Ele ainda não é totalmente compreendido pela ciência, apesar do considerável progresso que tem sido feito nas últimas décadas. Como nossa compreensão do cérebro aumenta, traz novas perspectivas, novos tratamentos, novos riscos e novos dilemas morais.

Além de fornecer a base de nossa personalidade, pensamentos, sentimentos e outras características humanas, o cérebro é também a origem de muitas doenças incapacitantes crônicas de enorme impacto na sociedade e que colocam uma pressão crescente sobre os sistemas de saúde, como o envelhecimento da população.

 
Mas o nosso cérebro também nos permite alcançar muitos sucessos surpreendentes. De desbloquear pistas para o universo, criar filhos felizes e saudáveis, construção de estruturas incríveis e atemporais para aprender novas formas de trabalhar quando os nossos cérebros foram danificados. Há inúmeros exemplos de sucesso e é esse cérebro o principal motor da evolução e desenvolvimento e nos alimenta a esperança dum futuro melhor.