SAÚDE / CUIDADOS DE REABILITAÇÃO



O crescente envelhecimento populacional, está directamente ligado a um aumento do investimento e criação de instituições e organismos ligados à prestação de cuidados aos idosos. Dentro destas instituições, e mais propriamente, nas residências seniores, o Fisioterapeuta possui uma ampla área de intervenção, pois apresenta uma visão multidisciplinar e integrante no sentido da promoção de saúde, para que esta seja uma realidade para a população idosa.
O processo de envelhecimento traz várias alterações a nível anatómico e fisiológico, tais como a diminuição da massa muscular e da densidade óssea, perda da força muscular, da agilidade, da coordenação motora, do equilíbrio e da mobilidade articular. Sendo assim, o campo de actuação do Fisioterapeuta envolve duas abordagens ao idoso, a prevenção e a reabilitação.
Na prevenção, o objectivo será preservar a função motora e adiar o mais possível a instalação de incapacidades através da estimulação ao exercício e à mobilidade. Este ponto é importante, não só ao nível neuromuscular, mas também ao nível cardiovascular.

Ao nível da reabilitação, o Fisioterapeuta aborda as diversas disfunções músculo-esqueléticas, respiratórias e neurológicas, com o objectivo de manter uma independência funcional pelo maior tempo possível, estimulando sempre a integração do idoso na sociedade.
Desta forma, e ressalvando sempre a importância da intervenção inserida numa equipa multidisciplinar, o Fisioterapeuta assume-se como peça fundamental, no que diz respeito a recursos terapêuticos utilizados com finalidades de manutenção da autonomia e independência funcional do idoso, contribuindo assim para um envelhecimento saudável.
Fisioterapeuta ANDRÉ SOUSA