NOTÍCIAS



DEZ

16

2020
ACÇÃO DE FORMAÇÃO FA

ACÇÃO DE FORMAÇÃO FA

No passado dia 16 de Dezembro fomos visitados por dois elementos das Forças Armadas para promover uma acção de formação sobre prevenção da COVID19. Agradecemos a abordagem e constitui mais um passo de sensibilização para os cuidados a ter na prevenção da doença SARS COV 2.
Deixamos aqui o nossos agardecimento pela iniciativa.


OUT

14

2020
VAMOS CUIDAR UNS DOS OUTROS

VAMOS CUIDAR UNS DOS OUTROS

Portugal entra hoje numa nova fase de combate à pandemia Covid19 por decisão do Conselho de Ministros. Basicamente não podemos baixar a aguarda e a possibilidade de haver novas regras estão em cima da mesa e podem ser implementadas. No meio de tanta insegurança e medo decorrente da pandemia, não podemos deixar de continuar as nossas vidas e implementar pequenos gestos que  transmitam um pouco de esperança aos nossos idosos, procurando humanizar a vida na nossa Residência e ao mesmo tempo deixar os familiares e amigos dos nossos idosos reconfortados com a situação. Continuamos a contar com todos na compreensão e colaboração da necessidade de serem tomadas novas medidas. A segurança dos nossos idosos é uma tarefa de todos e por isso uma obrigação permanente.


MAI

15

2020
RETOMA DAS VISITAS

RETOMA DAS VISITAS

A Direcção Geral de Saúde (DGS) publicou uma informação no sentido de serem retomadas as visitas aos utentes das Estruturas Residenciais para Idosos (ERPI).

A CERLAR regozija-se com a medida e declara que já tem um plano de operacionalização que foi concebido no sentido de garantir a máxima segurança de todos os intervenientes num ambiente confortável e acolhedor.

Informamos que as visitas vão ser realizadas no Gabinete da Direcção que será remodelado para o efeito.

Mais informamos o seguinte:

  1. A D. Fernanda Silva é a Responsável pela Gestão das visitas.
  2. É obrigatório agendamento prévio por telefone ou outro meio electrónico.
  3. As visitas podem ser agendadas entre as 11:00h e as 13:00h e as 15:00 e as 17horas.
  4. A duração das visitas será de 1hora.
  5. Só é permitida uma visita semanal de 2.ª a 6.ª feira.
  6. O acesso ao local das visitas vai ser efectuado pelo jardim situado à esquerda do edifício.
  7. Todas as visitas terão obrigatoriamente de cumprir com as seguintes orientações.
    1. Avaliação da temperatura no local da visita.
    2. Ser portadora de máscara própria.
    3. Proceder à desinfecção das mãos, à entrada e à saída, pelos meios fornecidos pela CERLAR.
    4. Cumprir com os locais definidos para a visita cumprindo com a etiqueta respiratória e o distanciamento físico.
  8. É expressamente proibido trazer para a Residencial qualquer tipo de objectos ou bens de qualquer tipo.
  9. Não é permitida a circulação fora das zonas perfeitamente definidas para as visitas.
  10. Relativamente às visitas aos idosos acamados, para além das normas aqui vertidas, terão de usar protecção vestiária fornecida pela CERLAR e a duração da visita não pode exceder os 30 minutos.

Contamos com a colaboração e compreensão de todos e informamos que estaremos a monitorizar os acontecimentos em permanência. Não toleraremos qualquer desvio comportamental porque, para além da segurança que não pode ser colocada em causa, todos temos a obrigação de colaborar no bem de todos.
A Gerência


MAI

08

2020
TUDO BEM

TUDO BEM

Quando, há uns tempos atrás, decidimos confinar o espaço e adoptar um conjunto de medidas muito restritivas de funcionamento todos achamos bem e compreendemos facilmente a situação. Passados dois meses todos estamos cansados e tristes com a situação e, compreensivelmente, precisamos de retomar algumas rotinas. Queremos partilhar com todos algumas angústias e sensações que fomos tendo ao longo deste tempo:
  • Em primeiro luigar uma palavra de orgulho pelo estoicismo e compreensão dos nossos idosos para com as medidas adoptadas. Foram, sem dúvida, aqueles que mais sofreram com o distanciamento dos seus mais queridos e vá lá saber-se o quanto custou esse distanciamento.
  • Despois queremos agradecer a compreensão e tolerância dos familiares e amigos dos nossos idosos. Sabemos o quanto custa estar longe dos nossos pais e avós ou dos amigos duma vida. Bem hajam pela forma heróica como tentaram colmatar as vicissitudes e atenuar as circunstâncias.
  • Por último uma palavra de agradecimento pelo esforço e empenho que todos os nossos colaboradores puseram na alteração profunda nos procedimentos habituais do exercício profissional. Rapidamente perceberam que eram aqueles que mais facilmente podiam pôr em causa a segurança de todos. A CERLAR agradece profundamente o empenho e dedicação
Acreditamos que brevemente as regras de confinamento vão ser alteradas e aí já podemos alterar a proibição de visitas. Queremos deixar aqui o nosso compromisso de fazer todos os esforços para conseguirmos as condições de segurança necessárias para que as visitas se possam efectuar com o máximo de segurança.
Por último uma notícia de satisfação: todos os nossos colaboradores foram sujeitos a rastreio da Covid19 e todos deram negativo. Naturalmente que ficamos satisfeitos mas também temos consciência que não podemos baixar a guarda e houve uma acrescida responsabilidade de manter os níveis de exigência.
OBRIGADO A TODOS


MAR

23

2020
COVID19

COVID19

Vivemos um momento particularmente complicado e deveras inédito. As nossas vidas sofreram um profundo transtorno e as rotinas diárias um revés muito significativo. Por outro lado todos nós tivemos que adoptar um conjunto muito amplo de novos hábitos e procedimentos para fazer face à pandemia do Covid19. Na nossa Residência naturalmente que tivemos de implementar um conjunto muito vasto de procedimentos que foram compilados e organizados no nosso Plano de Contingência de acordo com as recomendações e orientações das várias autoridades de saúde (Ministério da Saúde, Direcção Geral de Saúde, Instituto da Segurança Social, Delegado de Saúde, Organização Mundial de Saúde, Autoridades Regionais nomeadamente Câmara Municipal de Santo Tirso, ALI Associação de Lares de Idosos). Tendo em conta a evolução da situação temos feito escrutínio diário da situação e adaptado permanentemente as medidas. Por fim queríamos deixar aqui três mensagens muito fortes;

  1. Uma palavra de carinho e regozijo aos nossos residentes. Com maior ou menor dificuldade têm colaborado e compreendido o momento que vivemos. Procuramos através de informação concisa e precisa explicar a necessidade de mudarmos comportamentos e explicar que vivemos um período transitório e que queremos muito rapidamente voltar à normalidade. Tentamos mitigar o isolamento dos familiares e amigos com as telechamadas e as visitas visuais através da porta de entrada. Das medidas internas de distanciamento cívico e ausência de toque procuramos as actividades individuais e trabalhos manuais. E está tudo a correr muito bem. Com a protecção devida mantemos as actividades lúdicas desde que sejam garantidas as distâncias de segurança. Mantemos ainda as actividades de fisioterapia executada em regime soft e restrito.
  2. Aos nossos colaboradores uma mensagem de agradeciemnto e ânimo pelo esforço e dedicação pese embora o momento que vivemos. Ficamos muito satisfeitos pela sua disponibilidade para adoptar medidas muito rigorosas de higiene e segurança de acordo com as recomendações do Plano de Contingência. Por outro lado a sua compreensão para adoptar novas medidas tem sido inexcedível e reconforta-nos. E depois ainda têm disponibilidade e alma para reconfortarem os idosos com palavras de ânimo e compreensão afectiva.
  3. Por fim uma palavra aos familiares e amigos dos nossos idosos. Têm sido duma compreensão e tolerância para com as medidas adoptadas dignas de realce e particular sublinhado. Compreendemos o sofrimento de não poderem visitar os idosos e percebemos a pressão por vezes feita para quebrarmos as normas. Mas também sabemos que não podemos facilitar porque todos estamos de acordo que é melhor perder um mês do que perdemos o futuro. Naturalmente que estaremos sempre disponíveis para informar tudo a todos.
Uma palavra final de confiança e de garantia de que tudo faremos para que as coisas corram bem. E por isso partilhamos uma mensagem que os nossos idosos escreveram na sala de actividades: VAMOS TODOS FICAR BEM.


MAR

06

2020
COVID19

COVID19

A CERLAR suspende todas as entradas e saídas na Residência Sénior S. Rosendo de acordo com as indicações das autoridades de saúde e em nome da segurança de todos e nomeadamente dos nossos idosos. Concomitantemente vamos adoptar um Plano de Contingência no sentido de garantir o máximo de segurança epidemiológica bem como um conjunto alargado de procedimentos que vão reger toda a actividade da instituição. Estamos certos da compreensão de todos e tudo faremos para minimizar a situação.